01 dezembro 2008

Praça da República

Quem não conhece a praça da República em São Paulo ? Penso que quase todo morador da cidade já esteve lá alguma vez.. Eu, uma autêntica "rata de feiras de artesanato" não consigo ficar sem dar uma passadinha pela praça, pelo menos um domingo a cada mês.

Ultimamente, parece que a praça NÃO consegue reeditar o"glamour" histórico que teve nos anos 70. Por outro lado, por tradição, ou teimosia, continua impregnada de histórias que , valentemente são expressas pelos artesãos que todos os domingos expõe seus produtos, ou de outros , pois a autencidade mudou de ares, e até um certo ar de "camelodromo" está presente , incorporada no lugar.

E destas histórias que o Juliuz, um dos artistas guardiões do espírito histórico e social da praça e porque não dizer da cidade também conta para quem quiser parar e ouvir. Apreciar seu trabalho, e ter um "um dedinho de prosa " sobre qualquer assunto com o Julioz é no mínimo uma experiência provocadora e cheia de surpresas.

Não só o Julioz, cada pessoa que alí está, como exemplo, o jornaleiro, tem muitos "causos" pra contar e fazer a gente conhecer um pouquinho mais de perto esta cidade tão fabulosa que é São Paulo.

2 comentários:

Tecendo em Palavras disse...

Em 05.11.08, às 23:34:01, Olga disse :
Teca, você já ficou sabendo da coletânea que a Andross está planejando para janeiro de 2009 sobre (crônicas, poemas e contos) São Paulo? Verifique no site da editora e quem sabe você não se anima? Pelo jeito você gosta da cidade e dos personagens curiosos que perambulam e vivem na capital. Abraços, Olga.

Tecendo em Palavras disse...

Em 03.10.08, às 21:08:37, Nanete Neves disse :
Teka, gostoso esse texto, coisa de gente que ama, vê e ouve os personagens da cidade em que vive. Com ele você nos revela seu lado cronista, e ele é bastante sensível.

Tecendo em Palavras

Origem: a de muitos brasileiros; Destino: o que eu conseguir conquistar dentro de mim !